Buscar
  • Silvana Souza Silva

Qual a diferença entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra?


A Psiquiatria é uma especialidade médica. Assim, só um médico formado pode fazer residência em psiquiatria.


Em seu trabalho, o psiquiatra se orienta pelos comportamentos e queixas do paciente para classificá-lo, usando os critérios estabelecidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (sua versão atual é conhecida como DSM IV).


O tratamento psiquiátrico é feito a partir de remédios. Entre as muitas categorias de transtornos mentais definidas pela psiquiatria as mais conhecias atualmente são: depressão, transtorno bipolar, déficit de atenção/hiperatividade, anorexia, bulimia, esquizofrenia, transtorno de personalidade borderline etc.


O psicólogo é alguém que fez faculdade de psicologia e que para atuar como psicólogo precisa estar cadastrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Psicólogos e psicanalistas não medicam seus pacientes.


A psicologia clínica pode ter abordagens muito diferentes: psicologia comportamental, fenomenologia, cognitivismo, psicodrama, psicologia analítica entre muitas outras.


Dependendo da abordagem teórica do psicólogo, seu trabalho clínico será bem diferente.


A Psicanálise é um campo de investigação da subjetividade humana, que tem sua teoria, sua ética e sua clínica específicas. Há muitos psicanalistas que são psicólogos ou psiquiatras, mas não necessariamente.


Freud, o pai da psicanálise, era médico neurologista e foi um grande defensor da não-restrição da psicanálise aos médicos. Ele (e muitos outros psicanalistas depois) defendia a ideia de que para ser psicanalista é preciso uma formação própria, que está ancorada na análise pessoal, no estudo teórico e na supervisão dos casos atendidos.


A partir de Freud, muitos psicanalistas foram construindo suas próprias releituras teóricas e clínicas da psicanálise.


Alguns nomes muito conhecidos são Jacques Lacan, Melanie Klein, Donald Winnicott, Wilfred Bion, Sandor Ferenczi...


SILVANA SOUZA SILVA

9 visualizações