Buscar
  • Silvana Souza Silva

PSICANALISE PARA QUE SERVE?

Para mim sempre foi muito complexo conseguir definir a psicanálise, as palavras fogem, e as vezes quando usadas trazem um outro sentido ao texto, mas vamos lá.


A psicanálise é um método de escuta criado por Freud lá em 1882.

Pode ter muitas e diferentes aplicações nas esferas social, científica e cultural. Mas ela desenvolveu-se como tratamento clínico, e pode ter seu objetivo central a compreensão e o alívio da doença e sofrimento mental. Quando entramos em contato com essa compreensão interna é possível promover o crescimento e o desenvolvimento individual.


Hoje a psicanálise pode ser uma ferramenta utilizada para aprimorar a liderança de pessoas que querem ocupar outro lugar na esfera profissional e pessoal.

Muito se fala hoje sobre os cuidados com a saúde mental, sentimentos antes nunca falados hoje ocupam lugar de destaque nas mídias. Depressão, Angústia, Medo, Ansiedade, Insônia e tantos outros.


Algumas suposições são dadas aos conflitos mentais, uma delas é o resultado de um conflito moral inconsciente, que quando existe alguma compreensão inconscientes , o conflito torna-se menos distorcido por fantasias primitivas, e portanto mais manejáveis. Lembrando que o inconsciente é o que escutamos quando estamos falando de atendimento psicanalítico.


Sinto me confortável em afirmar que a psicanálise pode compor um processo a ser construído entre o analista e o cliente, ou sujeito, ou paciente, ativando os pensamentos mais realistas e menos distorcidos por projeções e sofrimento.



1 visualização0 comentário