Buscar
  • Silvana Souza Silva

O sono tem fases assim como a lua?


A resposta é sim.

O sono divide-se em 2 fases (NREM e REM) e 4 estágios, sendo 3 estágios de sono NREM e 1 estágio de sono REM . O sono está bem organizado e estruturado em ciclos e o NREM corresponde por 75% do sono total.


Quando um indivíduo dorme, o cérebro entra em um estado de consciência diferente. Os dados da realidade que não são valorizados durante o dia podem ser valorizados durante o sono. O ciclo do sono que são NREM e REM tem suas funções especificas. No sono NREM há uma diminuição das atividades cerebrais que tem um papel restaurador sobre o organismo.


No sono REM tem um aumento das atividades cerebrais que é importante para os processos de memória e aprendizado, ou seja, responsável pelo reparo cerebral, especialmente nos processos sintéticos cerebrais e relacionados com a recuperação psicológica.


Comparados com os sonhos da fase NREM, os da fase REM são mais vívidos e mais bizarros, apresentam uma maior participação do sonhador e uma maior estruturação espacial, são mais facilmente lembrados e relatados com um número maior de palavras. Já os sonhos do sono NREM são mais conceituais do que

plásticos, compostos por fragmentos da realidade não organizados e não narráveis,

raramente são lembrados e apresentam uma participação mais passiva do sonhador.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo